ESMERALDA

PEÇA TEATRAL EM 02 ATOS - ADAPTAÇÃO TEATRAL DE ANNAMARIA DIAS

DO LIVRO DE ZIBIA GASPARETTO/LÚCIUS

 

SINOPSE

Esmeralda, adaptação teatral de Annamaria Dias do livro de mesmo nome de Zibia Gasparetto, pelo espírito de Lúcius, é um texto cuidadosamente elaborado, para permitir aos espectadores momentos de emoção e entretenimento e transmitir uma mensagem verdadeiramente humana e espiritual, sem radicalismo ou qualquer tipo de doutrinação impositiva.

Esmeralda, com dança, música e diálogos vigorosos, revive as principais determinantes do Teatro Romântico.

A história é passada na Espanha do século XVIII, onde os nobres se fechavam entre seus iguais na corte, não permitindo a aproximação ou envolvimento de quem quer que fosse, fora de seu círculo social.

No entanto, Carlos de Rueda e Castillo, um nobre de estirpe, filho único de Dom Fernando e dona Encarnação, se apaixona por Esmeralda, a mais bela e encantadora cigana jamais vista pelos lados de Valença, local onde transcorre o veio principal da ação dramática principal da peça.

O romance entre Esmeralda e Carlos é avassalador e, como todos os grandes romances, cheio de conflitos.

Como harmonizar Esmeralda, voluntariosa, imponente, de forte personalidade com Carlos inexperiente, impulsivo, de personalidade ainda em formação?

Como equilibrar as enormes diferenças sociais entre ambos?

Num cenário onde predominam as intrigas, mentiras, vaidades e fantasias, os dois vivem seus encontros e desencontros com paixão, amor e sensualidade.

Esmeralda e Carlos se entregam a um relacionamento doce e violento ao mesmo tempo e, pelos caminhos impostos pelo destino, juntam-se e separam-se vivendo as doçuras e as armadilhas de um imenso amor.

Outros personagens circulam pela história, enriquecendo ainda mais a trama central: Maria, com quem Carlos acaba se casando e Álvaro, apaixonado obsessivo de Maria.

Esmeralda, Carlos, Maria e Álvaro, acabam se transformando num quarteto amoroso, que faz estremecer todos os preconceitos da época.

A alma cigana é também desvendada para o público através da música, da dança e do comportamento do grupo de ciganos liderado por Miro, tutor de Esmeralda.

Tudo se passa alternando os costumes da nobreza espanhola da época com a tradição cigana, num ambiente magnífico, que leva o público a um envolvimento mágico com todo o enredo da peça.

A parte espiritual também está presente, numa abordagem muito bonita e ao mesmo tempo impactante, representada por Tânia, Dom Fabrício e outros componentes, que formam o plano espiritual da história, mostrando as diversas etapas pelas quais passam os espíritos na sua caminhada evolutiva.

Transitam ainda pela ação dramática outros personagens importantes, num total de 32 que serão interpretados por 17 atores profissionais, que cantarão, dançarão e interpretarão esta história que fará rir e chorar até os menos sensíveis.

Inácio, o fiel valete de Carlos, Isadora, a filha bastarda de Carlos e Esmeralda, Dom Ortega, José e Matilde serão, sem dúvida, personagens inesquecíveis.

A peça teatral Esmeralda - com sua estrutura dramatúrgica fiel ao livro de imenso sucesso que a inspirou - resgata a emoção e o prazer que proporciona ao público os enfoques do Teatro Romântico, na sua mais pura essência.

Com tratamento da mais alta qualidade artística, técnica e visual irá transformar-se, com certeza, num espetáculo de longa e vitoriosa carreira nos palcos teatrais nacionais e internacionais.

 

PERSONAGENS CIGANOS

ESMERALDA - Cigana. Mulher de forte personalidade, muita sensualidade e enorme carisma. Com sua dança “caliente”, é a atração principal de seu Grupo de Ciganos. Protagonista feminino.

MIRO - Chefe dos ciganos, homem vivido, íntegro, experiente e de espiritualidade bem desenvolvida. Tutor de Esmeralda. Foi apaixonado por sua mãe.

MINA - Cigana que tem mediunidade e faz premonições. Mulher de Miro.

TÂNIA - Mãe de Esmeralda. Desencarnada. Aparece como espírito nas cenas finais e recebe Esmeralda no Plano Espiritual. Bonita e carismática, tem que ser do mesmo tipo físico de Esmeralda, parecida com ela.

SURA - Cigana para fazer parte também do Grupo das Três Ciganas.

RINO - Filho de Miro. Casa com Isadora no final da história.

UM CIGANO - Para fazer parte do Grupo

UM CIGANO - Para fazer parte do Grupo

UM CIGANO - Para fazer parte do Grupo

UMA CIGANA - Para fazer parte também do Grupo das Três Ciganas

 

NOBRES

CARLOS (De Rueda e Castillo) - Jovem, másculo, atraente, impulsivo e arrebatado. Tipo latino. Protagonista masculino.

DOM FERNANDO - Pai de Carlos. Nobre espanhol. Homem severo, de ideias          pré-concebidas.

DONA ENCARNAÇÃO - Mãe de Carlos, esposa de Dom Fernando. Mulher dedicada ao filho e ao marido.

MARIA - (de Velasquez y Hernandez) - Jovem, apaixonada por Carlos. Torna-se sua esposa e mãe de seus dois filhos. Deve ter um tipo físico totalmente diferente de Esmeralda.

MATILDE - Jovem, filha de Carlos e Maria.

JOSÉ - Jovem, filho de Carlos e Maria.

ÁLVARO - Amigo de infância de Carlos. Primo de Maria e seu apaixonado obsessivo. Vai envolver Esmeralda e tramar contra Carlos.

FABRÍCIO - Marido de Leonor. Mau-caráter, sem escrúpulos.

 

PERSONAGENS QUE COMPLEMENTAM A HISTÓRIA

DOM ORTEGA - Bandido. Age por dinheiro.

ISADORA - Filha de Esmeralda e Carlos. É bem criada e educada. Depois será substituta de Esmeralda no Grupo de Ciganos. Deve ter o mesmo tipo físico de Esmeralda e Tânia.

INÁCIO - Valete de Carlos, seu companheiro fiel de todas as horas. Ágil, astuto, alegre e engraçado.

CONSUELO - Criada de confiança do castelo de Dom Hernandez. É escolhida por Álvaro para criar Isadora.

GERVÁSIO - Padre, confessor de Leonor, esposa de Dom Fabricio. Apaixona-se e casa-se com Leonor.

SARITA - Criada de Maria, futura esposa de Inácio.

 

PEQUENAS PARTICIPAÇÕES

HOMEM DE ORTEGA

HOMEM DE ORTEGA

CRIADA DE DONA LEONOR

CRIADO DE DOM FABRÍCIO

CRIADO DE DOM FERNANDO

CRIADA DE DOM FERNANDO

MÉDICO DE DOM ANTONIO HERNANDEZ, PAI DE MARIA

CAPANGA

PADRE          

LEONOR - Irmã de Dom Fernando, mulher de Dom Fabrício. Tem uma pequena aparição. Vai envolver-se e casar-se com Dom Gervásio na história.

 

CENÁRIOS

Alguns cenários poderão ser compostos só de elementos cênicos que determinem o local em que se passa a ação para facilitar a mudança.  Principalmente no Castelo de Dom Fernando.

Acampamento de ciganos c/ carroça da Esmeralda - em Valência e em Madrid.

(A carroça deverá ter uma cobertura móvel, para quando as cenas forem passadas em seu interior.)

Sala do castelo de Dom Fernando - em Valência

Sala da casa de Dom Fabrício - em Valência

Recanto de Igreja - em Valência

Porão do castelo de Dom Fernando - em Valência

Quarto de Carlos, no castelo de Dom Fernando - em Valência

Alpendre no exterior do castelo de Dom Fernando - em Valência

Salão da administração do castelo de Dom Fernando - em Valência

Castelo de Dom Antonio Hernandez - exterior da casa de criados - em Madrid

Sala do castelo de Dom Antonio Hernandez - em Madrid.

Plano Espiritual.

 

E mais: exteriores e espaços neutros

 

LOCAL

Espanha

 

ÉPOCA

Século XVIII

 

*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.