AMIGOS, AMIGOS, TRAIÇÕES À PARTE

PEÇA TEATRAL EM 01 ATO - DE ANNAMARIA DIAS

PREMIO ANCHIETA DE DRAMATURGIA

SINOPSE

Mario e Laurita formam um casal “emergente”. Moradores de um condomínio de alto padrão estão às voltas com a decoração de seu estiloso apartamento recém-adquirido. Mario vai ser o novo diretor geral de marketing da Carpenter - uma grande empresa multinacional - e Laurita está eufórica com a promoção do marido. Na noite em que a história começa, o presidente da empresa vai oferecer um jantar em sua casa para, oficialmente, empossar Mario no cargo.

Laurita, já pronta e aguardando o marido há horas, tem a inesperada notícia de que o jantar está cancelado e Mario, demitido. E fica sabendo dessa terrível reviravolta em sua vida, através do próprio marido que chega em casa bêbado, cambaleante.

O motivo da demissão sumária daquele que despontava promissor como diretor de marketing é logo revelado. Ele estava mantendo um ardente caso amoroso justamente com a esposa do presidente da empresa e tudo foi descoberto. Mario não quer que a esposa, nem por um vislumbre, tenha conhecimento de seu rumoroso lance de adultério.

A partir daí, a vida do casal começa a ruir.

Nessa trajetória descendente, aparecem os falsos amigos Pedro e Nuria, com quem Mario e Laurita resolvem dividir o espaçoso apartamento para diminuir custos.

Maria Luiza, Lu, filha da melhor amiga de Laurita, ainda por cima está morando há um tempo no apartamento sem contribuir com absolutamente nada. E é pressionada a pagar a sua parte nas despesas.

E nesse clima de insatisfação geral, ainda aparece Rubens, um proeminente advogado, amigo de Mario. Vindo do interior do estado, decide instalar-se lá por um tempo para descansar, já que sua esposa está viajando pela Europa.

A situação se complica ainda mais quando aparece Silvio, um garotão bonitão que se diz “sobrinho” de Rubens, e está em apuros precisando de uma guarida.

Rubens, chantageado por Silvio, acaba bancando a estada do garotão no apartamento indicando com sua atitude uma relação muito suspeita dele com o bonitão. No meio dessa maratona, Mario sofre um infarto.

E... tudo começa a mudar, a começar pelo próprio Mario que, de uma experiência de quase morte, ressurge transformado.

E a trama desvenda grandes verdades sobre cada um dos personagens e revela um final surpreendente.

Amigos, amigos, traições à parte é uma peça de humor causticante, bem a gosto daqueles que se comprazem em conhecer o que ocorre, de fato, por trás da vida dos que almejam a qualquer custo o sucesso, a fama e a riqueza.

 

PERSONAGENS

MARIO - Executivo, bonitão -  50 anos

LAURITA - Mulher de Mario, dondoca - 42 anos

PEDRO - Publicitário, boa-pinta - 35 anos

NURIA - Companheira de Pedro. Muito bonita, tipo manequim - 30 anos

LU - Uma moça de tipo comum - 25 anos. Filha de uma amiga de Laurita

RUBENS - Amigo de Mario. Advogado - 50 anos

SILVIO - Garotão bonito e gostoso - 20 anos

 

CENÁRIO (ÚNICO)

Um apartamento classe média alta, com todos os aparatos e detalhes de quem gosta de aparecer.

Quando Nuria e Pedro vão morar lá, a decoração muda, para pior.

Com o decorrer da peça, o apartamento vai ficando sem os detalhes e os aparatos de decoração. Vai ficando vazio.

OBS - A personagem Lu vive sempre momentos atuais. Deve-se, portanto, em suas cenas, acompanhar as mudanças dos tempos. Principalmente no cenário político que, apesar de não mudar na essência, sempre muda de figura...

As cenas poderão ser ligadas pelo noticiário em áudio ou em vídeo, onde o que se noticia seja o oposto do que se passa na ação da peça.

 

ÉPOCA

Atual

*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.