Annamaria Dias, nome artístico, nascida na cidade de São Paulo, em 16 de setembro.
Filha de Wilson e Clorinda (desencarnados) tem um único irmão, Antonio Jorge.
Sobrinha dos atores Olindo Dias, Dalva Dias e Olga Dias, desde criança já teve contato com a arte de representar e demonstrou tendência à carreira artística.
O curso primário fez no Liceu Sagrado Coração de Jesus, o secundário no Colégio Paulistano e formou-se em Química Industrial no Liceu Eduardo Prado.
Estudou piano durante oito anos chegando a ingressar no Conservatório Musical Villa-Lobos, onde iniciou o Curso de Harmonia.
Estudou violão com a compositora e arranjadora, Elodi Silva.
No CENAL, SESC e União Cultural Brasil Estados Unidos, aperfeiçoou o seu inglês.
Na Aliança Francesa estudou francês e na Liga Itálica, italiano, que já falava em família.
Na academia Brasileira de Kung Fu, aprendeu com o mestre Chan as artes marciais no estilo Shao Lin.
Na Academia Brasileira de Vídeo aprendeu edição, sonorização e iluminação de produções em vídeo.
No SENAC profissionalizou-se em Direção de Imagem e fez curso de Edição em Final Cut.
Na DRC fez um curso de Edição em Avid e Curso de Câmera e Luz.
Com Guga Gonçalves fez o Curso de Redes Sociais e Marketing Digital.
Com Karina Martins fez o Workshop de Marketing Artístico.
Annamaria pretendia cursar a Faculdade de Medicina, mas depois de formada em Química, trabalhando no Laboratório Labofarma no setor de análise de matérias-primas, decidiu-se pela carreira artística.
Iniciou suas atividades na TV Cultura a convite de Lúcia Lambertini e Norbert Nardonne e a partir de então nunca mais parou de trabalhar.
De seu tio Olindo Dias, ator, autor e diretor de teatro, televisão e cinema, herdou a polivalência.
Foi contratada por 15 anos da Rede Tupi, que costuma chamar de "Universidade Tupi", porque foi lá que sedimentou seus conhecimentos televisivos em todas as áreas tendo grandes mestres, como: Cassiano Gabus Mendes, Benjamim Cattan, Geraldo Vietri, Wanda Kosmos, Walter Avancini, Carlos Zara, Henrique Martins, Antonino Seabra, Luiz Gallon, Attílio Riccó , Antoninho Moura Mattos, Paulo Ubiratã, Edson Braga, Salatiel Coelho, Ivani Ribeiro, Marcos Rey e todos os profissionais que lá trabalhavam e que sabiam, profundamente, como "fazer televisão".
Annamaria também atuou em jornalismo na TV e no Rádio e tem registro profissional como jornalista.
Na TV Cultura permaneceu durante quatro anos consecutivos participando como atriz do Projeto Telescola, dirigida por José Castellar. O projeto ganhou o prêmio Japão (internacional) para programas educativos. Lá também participou de outros programas ligados à área de Teledramaturgia.
Na TVS (de Sílvio Santos) ficou dois anos atuando no Noticentro e em várias telenovelas.
Desenvolveu trabalhos em todos os segmentos: atuando, escrevendo, dirigindo.
Durante 18 anos esteve à frente da VTeatro Produções Artísticas e Culturais, produzindo inúmeros eventos corporativos em parceria com a atriz Cléo Ventura, onde criou e aprimorou a Dramaturgia Empresarial.
Na direção geral da ACTV - Alma & Consciência TV, uma WebTV pertencente à Editora Vida e Consciência, criou a grade de programação e dirigiu os programas da emissora durante dois anos consecutivos, até setembro de 2013.

CRIOU E MINISTRA

1 - ATOR: SER OU NÃO SER? (Palestra)
Um workshop interativo que discorre sobre a vocação, a escolha da carreira e, principalmente, sobre o mercado de trabalho para o ator profissional.

2 - A PAIXÃO DE REPRESENTAR! (Workshop)
Com exercícios práticos sobre a interpretação e postura do ator em seus variados segmentos de trabalho, com ênfase em TV.

3 - DIREÇÃO DE VÍDEO - FOCADO EM TELENOVELA (Curso)
Uma abordagem completa da função do diretor, com foco em TV. Informações e orientações técnicas e artísticas sobre o ofício de direção. Com exercícios teóricos e práticos.

4 - WORKSHOP DIFERENCIADO DE COMUNICAÇÃO (Workshop)
Para a área corporativa e não atores. Pessoas que tenham necessidade de expressar-se melhor, falar melhor e com mais segurança, relacionar-se melhor com seus colegas ou clientes, comunicar-se com clareza e objetividade, e ter um ganho significativo em seu desempenho profissional e pessoal. Ilustrado por projeções em Power Point e com exercícios práticos.

5 - A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO DIFERENCIADO (Palestra)
Com foco sobre o trabalho de teatro feito com menores internos da FEBEM e seus monitores. Uma abordagem contundente e ao mesmo tempo emocionante, sobre o trabalho realizado por Annamaria Dias como Coordenadora de Teatro da FEBEM (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor - atual Fundação Casa), durante dois anos - de 1986 a 1988.

Em 1998, a convite de David Grimberg, diretor da área de teledramaturgia na ocasião, foi trabalhar no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) onde permaneceu durante 10 anos, focando seu trabalho na área de direção de atores e de telenovelas.

Como diretora-assistente, Annamaria aprofundou seus conhecimentos em todas as áreas da teledramaturgia, tendo contato com todos os segmentos e atividades que envolvem a produção e realização de uma telenovela.

Depois de intenso aprendizado, assinou a direção das telenovelas: Amigas e Rivais e Revelação.

Permaneceu no SBT até dezembro de 2008.

A convite de Antoninho Mathias e Atílio Riccó ingressou no elenco da comédia de maior sucesso do teatro brasileiro em 1991: Trair e Coçar é só Começar, de Marcos Caruso. Permaneceu no elenco durante 16 anos. Além de atriz foi também diretora do espetáculo durante quatro anos: de 2 005 a 2009.

TEM SEIS LIVROS EDITADOS:

1- ME LEVA NOS BRAÇOS, ME LEVA NOS OLHOS que narra sua experiência e vivência como coordenadora de teatro da FEBEM durante dois anos. De 1986 a 1988. Da Editora Vida e Consciência, no segmento Fatos e Estudos

2 - VIDA A UM A DOIS A TRÊS - Quatro textos teatrais de sua autoria sobre relacionamentos amorosos:
  • AMIGOS, AMIGOS, TRAIÇÕES À PARTE
  • FELIZES PARA SEMPRE
  • QUEM ESTÁ FORA QUER ENTRAR, QUEM ESTÁ DENTRO QUER SAIR
  • UM CASO DE ALUGUEL.
Da Giostri Editora - Série Dramaturgia Brasileira

3 - LAÇOS ETERNOS - Adaptação teatral do livro de maior sucesso de Zibia Gasparetto/Lúcius - Um triangulo amoroso entre mãe, filha e um jovem. Uma aventura de amor através dos séculos que começa no século XVIII e é trazida para os tempos atuais, onde os envolvidos estão ligados por vidas passadas. Da Editora Vida e Consciência - Coleção Zibia Gasparetto no Teatro

4 - ESMERALDA- Adaptação teatral de outro livro de grande sucesso de Zibia Gasparetto/Lúcius- Mostra a trajetória da deslumbrante cigana Esmeralda e de seu grande amor proibido, o nobre Carlos de Rueda e Castillo. Uma paixão avassaladora que tem origem em vidas passadas, com resgates a saldar. Da Editora Vida e Consciência - Coleção Zibia Gasparetto no Teatro

5 - O DESPERTAR DE UMA DEUSA - Peça teatral Uma grande e prestigiada atriz, veterana dos palcos, apaixona-se perdidamente por um jovem ator e monta uma peça baseada no conto Em Roma na Primavera, de Tennessee Williams, só para tê-lo nos braços em todas as apresentações. Mas, fatos surpreendentes e inesperados alteram o curso desse louco amor... Da Giostri Editora - Série Dramaturgia Brasileira

6 - ELA É A DONA DE TUDO - Peça teatral Aurora, uma mulher exuberante e cheia de vida, viúva, descobre repentinamente que tem uma doença degenerativa. A peça revela todos os conflitos e situações adversas que isso acarreta para o seu casal de filhos, para a família e para ela mesma em especial, agora dependente de uma cuidadora. Um tema vibrante e atual. Da Giostri Editora - Série Dramaturgia Brasileira

Annamaria tem 22 textos teatrais escritos, alguns ainda inéditos. Criou vários projetos para a televisão. Um deles,Trair e Coçar é só Começar - formato para TV, em parceria com Adriana Salvoni - foi realizado pelo Multishow. Continua na ativa, sempre disposta a enfrentar novos desafios.