ELA É A DONA DE TUDO

PEÇA TEATRAL EM 01 ATO - DE ANNAMARIA DIAS

 

SINOPSE

Aurora Agnelli, uma mulher muito bonita, filha de italianos, forte, alegre e vibrante, enviuvou aos 63 anos e procurou, mesmo com sua educação tradicional, tornar-se uma mulher independente dos filhos Celso e Tereza. Mas, aos 80 anos, descobre que está com Doença de Parkinson.

A peça enfoca0, a partir daí a trajetória de Aurora que, com seu adoecimento, vê-se obrigada a depender financeiramente de seus filhos e da permanente assistência de Deusdete, sua empregada e cuidadora principal.

Com uma narrativa ágil, permeada de humor, emoção, realismo e dramaticidade, é revelado um painel familiar onde fica nítida a falta de preparo para se enfrentar uma situação onde os membros da família, principalmente pai e mãe, perdem sua aura de heróis e tornam-se criaturas frágeis e necessitadas de cuidados especiais.

O tema abordado é de fácil identificação com os espectadores que, com certeza, enfrentaram, enfrentam, ou enfrentarão uma situação semelhante, e não podem ser negligentes em relação a uma dura realidade.

Tudo é mostrado através de uma estrutura teatral construída para fazer pensar, refletir e se emocionar com os episódios apresentados através da história comovente de Aurora, a dona de tudo.

 

PERSONAGENS

AURORA - É mostrada dos 80 aos 88 anos. Filha de italianos. Casou-se aos 20 anos com Durvalino, 22 anos, também filho de italianos, demorou cinco anos até dar a luz, com 25 anos, ao filho Celso. Quatro anos depois, aos 29 anos, teve Tereza. Ficou viúva aos 63 anos. Após os 80 anos, com uma saúde excepcional, adquiriu a Doença de Parkinson.

CELSO - Filho mais velho de Aurora - 63 anos - bonitão e bem-cuidado. Casou três vezes. A primeira vez, aos 19 anos, com Carmem, 21 anos, filha de espanhóis - este casamento durou quatro anos. Celso separou-se com 23 anos. Foi pai aos 21 anos, de Paloma - atualmente com 42 anos - separada de Carlos, com quem tem uma filha de 08 anos - Camila -, bisneta de Aurora. Paloma foi criada por Aurora e Durvalino dos 2 aos 6 anos quando os pais se separaram - quando foi morar com a mãe, Carmem. A segunda vez, aos 26 anos, casou-se com Akemi, uma nissei de 25 anos. Ficou casado mais quatro anos. Não teve filhos. A terceira vez casou com Zuleika, uma mulata muito bonita, de 28 anos. Zuleika demorou cinco anos para engravidar. Celso foi pai novamente aos 39 anos, de Marcelo, atualmente com 24 anos; aos 41 anos, de Maurício, com 22 anos; e aos 43, de Luiza, que faleceu antes de completar 1 ano. Celso e Zuleika estão casados há 29 anos. Celso é empresário do ramo de laticínios.

TEREZA - Filha de Aurora - 59 anos - Ex- funcionária de um banco federal, no qual chegou a um alto cargo. Teve alguns relacionamentos fixos e passageiros, mas optou por priorizar sua carreira e não casar. Há dois anos namora Anselmo.

DEUSDETE - Cuidadora de dona Aurora, natural de Vitória da Conquista, Bahia - 33 anos.

 

CENÁRIO

Um apartamento classe média. A ação irá se passar na sala e no quarto de Aurora.

Duas fugas: uma que dará para dois quartos - um de Aurora (visível) e o outro de Deusdete (não visível); e outra que dará para a cozinha.

A sala - decorada com o gosto de Aurora, com porta-retratos da família, dos filhos Celso e Tereza quando eram pequenos e numa fase mais atualizada; dos netos, bisneta; dela mesma em várias situações e do marido Durvalino quando era mais jovem. Numa das paredes, um quadro bonito, de natureza-morta.

O quarto de Aurora - contíguo à sala, à direita, com um armário, uma televisão, uma cama hospitalar, um andador, uma mesinha ao lado da cama com um telefone sem fio. Na frente da mesinha, uma cadeira confortável ao lado da cama e uma cadeira trazida da mesa da sala de jantar. No quarto, vemos o vão de uma porta que dá para o banheiro (não visível).

Aos poucos, esse quarto vai ficar parecido com um quarto de hospital, com balão de oxigênio, suporte para soro e alimentação via sonda, remédios por toda a parte, gases, termômetro, aparelho de pressão, uma lista com os horários dos remédios afixada na parede, e tudo o mais.

 

ESPAÇOS NEUTROS

Para outras ações

 

ÉPOCA

 Atual.

*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.