O DESPERTAR DE UMA DEUSA

PEÇA TEATRAL EM 02 ATOS - DE ANNAMARIA DIAS

 

SINOPSE

Diana Montalban, veterana atriz, considerada a maior atriz de teatro de sua geração, encontra-se num momento de reflexão sobre sua trajetória profissional. Depois de uma vida inteira dedicada aos palcos, sente-se cansada e desestimulada a continuar produzindo seus espetáculos. Confidencia à sua fiel camareira Zazá que tem vontade de afastar-se de tudo para fazer um balanço geral, incluindo sua vida pessoal. Alberto de Lucca, seu parceiro de produções, diretor de seus espetáculos e amigo de longa data, procura dar apoio a ela nesse período difícil. Os dois, mais uma vez juntos nas atividades teatrais, encerram com o monólogo da infanticida Maria Farrar, interpretado por Diana e dirigido por Alberto, numa exposição dedicada ao cultuado autor de teatro Bertold Brecht.

No coquetel de encerramento da exposição Diana conhece um jovem que se apresenta como Daniel Fischer, ator formado pela Escola de Arte Dramática, com quem imediatamente se envolve e por quem acaba se apaixonando perdidamente. Esse envolvimento arrebatador leva Diana a convencer Alberto a produzir com ela um espetáculo baseado numa novela de Tennessee Williams, adaptada para o cinema com o nome de Em Roma na Primavera, interpretada por Vivian Leigh e Warren Beatty. Diana quer fazer o papel da grande atriz Karen Stone que, como ela, está desgostosa de sua existência e encontra alento nos braços de um jovem gigolô italiano, Paolo de Leone, em Roma, por quem fica completamente encantada. Na verdade, a realização da peça é uma maneira de Diana poder se aproximar e usufruir de ardentes situações amorosas com Daniel, a quem vai destinar o papel de Paolo, o gigolô italiano. O espetáculo estreia e tem um estrondoso sucesso de público e crítica, e Diana, cada vez mais deslumbrada com Daniel, intensifica o número de espetáculos, para ter o jovem amado muitas vezes em seus braços.

Um fato absolutamente inesperado, às vésperas de uma longa excursão da peça, já programada por ela e Alberto, leva a trama a desencadear ocorrências totalmente imprevistas, fazendo da história um emaranhado de revelações incríveis e situações espantosas.

 

PERSONAGENS

DIANA MONTALBAN - Seu nome verdadeiro é Elenice da Silva. Atriz famosa de teatro. Bonita, elegante, imponente. Já passou dos 60 anos.

ALBERTO DE LUCCA - Diretor, parceiro de Diana nas produções teatrais, seu melhor amigo e confidente. Homossexual. Contemporâneo de Diana.

RAPAZ (DANIEL FISCHER- O FALSO) - na verdade: GABRIEL FISCHER. Jovem, muito bonito, atraente, simpático, comunicativo e envolvente. 23 anos.

RAPAZ - DANIEL FISCHER (O VERDADEIRO) - Irmão gêmeo de Gabriel. Este personagem deverá ser feito pelo mesmo ator.

ISAURÍ (ZAZÁ) - Camareira de confiança de Diana. Está com ela há muito tempo. Acima de 50 anos.

ADRIANO LENTTINI - Homem bonito. 40 anos. Psiquiatra. Companheiro de Gabriel. Participação especial.

 

*DANIEL E GABRIEL SERÃO FEITOS PELO MESMO ATOR.

 

CENÁRIO

Num fundo neutro (tela, voil, tecido de algodão, eletrotela, painéis, etc.) que ocupa toda a parte posterior do palco serão projetadas imagens das ambientações onde se passa a ação. Essas imagens podem ser realistas ou não, mas têm que sugerir claramente o local onde a cena ocorre.

Nesse fundo neutro também serão projetados vídeos pré-gravados.

Ou podem ser utilizadas projeções com monitores de LED, utilizando imagens fixas ou animadas e vídeos pré-gravados.

Ou ainda, utilizar efeitos visuais para se obter os fins desejados.

Na frente dessas projeções serão colocados os elementos cenográficos e adereços cênicos necessários para o transcurso da ação.

 

ÉPOCA

Atual

 

*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.